ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I, COM O OBJETO DO USO DE JOGOS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, CONSIDERANDO A PERSPECTIVA TEÓRICA QUE ORIENTAM ESSAS PRÁTICAS. É EXPOSTA A MOTIVAÇÃO E A JUSTIFICATIVA DE REALIZAR O ESTUDO, ALÉM DE NÍTIDO OS OBJETIVOS E AS QUESTÕES DE PESQUISA. NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SÃO APONTADOS O USO E AS VANTAGENS DESTE RECURSO METODOLÓGICO, EVIDENCIANDO OS TIPOS DE JOGOS E OS ASPECTOS QUE JUSTIFICAM SUA UTILIZAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA. NA SEQUÊNCIA, É APRESENTADA A METODOLOGIA DE ESTUDO, COM DESCRIÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NA INVESTIGAÇÃO. ESTA É UMA PESQUISA DE CAMPO, QUE FAZ USO DA ENTREVISTA COM OS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS. ESTE TRABALHO MOSTRA QUE OS PROFESSORES UTILIZAM OS JOGOS MATEMÁTICOS PARA APROFUNDAR CONHECIMENTOS E INSERIR CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, COM INTUITO DE ATRAIR A ATENÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO DE FORMA LÚDICA COM MELHOR COMPREENSÃO NO ASSUNTO ESTUDADO. O PRESENTE TRABALHO VISA, ABORDAR AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, NO ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. ELABORAR AS ATIVIDADES, A PARTIR DO PROCESSO HISTÓRICO DA MATEMÁTICA TORNA-SE UM ELEMENTO ORIENTADOR, QUE PODE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE SITUAÇÕES CONCRETAS. DESSE MODO, TRABALHANDO A PERSPECTIVA DA MANIPULAÇÃO DESSES JOGOS PARA SE DESENVOLVER OS MATERIAIS CONCRETOS.