Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: LUTAS AFRICANAS, UM OLHAR PEDAGÓGICO E CULTURAL

Palavra-chaves: LUTAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62483
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3541
    "inscrito_id" => 12497
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: LUTAS AFRICANAS, UM OLHAR PEDAGÓGICO E CULTURAL"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS “LUTAS AFRICANAS”, DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (RESIDENTES) COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO PARA PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO NA I FEIRA LITERÁRIA DE QUEIMADAS (FLIQ). DURANTE O 3° BIMESTRE FOI INICIADO O CONTEÚDO LUTAS AFRICANAS DA UNIDADE TEMÁTICA LUTAS. O CONTEXTO HISTÓRICO DE ALGUMAS LUTAS AFRICANAS (DAMBE, LAAMB, NGUNI, NGOLO), FOI DESENVOLVIDO DURANTE SEIS AULAS COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS CADA. O CONTEÚDO FOI TRABALHADO UTILIZANDO VÍDEOS, LEITURAS DA CULTURA AFRICANA, IMAGENS, MÚSICAS, VESTIMENTAS, GOLPES, MOVIMENTOS E EQUIPAMENTOS DAS LUTAS. AO CONCLUIR AS AULAS FOI FORMADO PARA FLIQ UM GRUPO DE ONZE ALUNOS COM OBJETIVO DE MONTAR UMA APRESENTAÇÃO CONTENDO OS PRINCIPAIS GOLPES DAS QUATRO LUTAS E O POEMA “LUTO CONTRA A LUTA” DE ED MULATO. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE TUDO QUE FOI TRABALHADO COM OS CONTEÚDOS DE LUTAS AFRICANAS COLABOROU PARA MAIS UMA OPORTUNIDADE DE AVALIAÇÃO PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, VISTO QUE, TODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS AULAS SOBRE O ASSUNTO POSSIBILITOU TRABALHAR VÁRIAS COMPETÊNCIAS, DENTRE ELAS, COORDENAÇÃO, COOPERAÇÃO, CRIATIVIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL, PROTAGONISMO, RESPEITO. OU SEJA, ESSA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA, DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA ESCOLA VEM ENGLOBAR ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS E SOCIAIS DAS CRIANÇAS, QUE  OCASIONA EM UM MÉTODO AVALIATIVO CONTÍNUO E MAIS AMPLO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LUTAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID12497_22092019230643.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO VICENTE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO VICENTE"
    "autor_email" => "eduardovicente582@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62483
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3541
    "inscrito_id" => 12497
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: LUTAS AFRICANAS, UM OLHAR PEDAGÓGICO E CULTURAL"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS “LUTAS AFRICANAS”, DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (RESIDENTES) COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO PARA PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO NA I FEIRA LITERÁRIA DE QUEIMADAS (FLIQ). DURANTE O 3° BIMESTRE FOI INICIADO O CONTEÚDO LUTAS AFRICANAS DA UNIDADE TEMÁTICA LUTAS. O CONTEXTO HISTÓRICO DE ALGUMAS LUTAS AFRICANAS (DAMBE, LAAMB, NGUNI, NGOLO), FOI DESENVOLVIDO DURANTE SEIS AULAS COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS CADA. O CONTEÚDO FOI TRABALHADO UTILIZANDO VÍDEOS, LEITURAS DA CULTURA AFRICANA, IMAGENS, MÚSICAS, VESTIMENTAS, GOLPES, MOVIMENTOS E EQUIPAMENTOS DAS LUTAS. AO CONCLUIR AS AULAS FOI FORMADO PARA FLIQ UM GRUPO DE ONZE ALUNOS COM OBJETIVO DE MONTAR UMA APRESENTAÇÃO CONTENDO OS PRINCIPAIS GOLPES DAS QUATRO LUTAS E O POEMA “LUTO CONTRA A LUTA” DE ED MULATO. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE TUDO QUE FOI TRABALHADO COM OS CONTEÚDOS DE LUTAS AFRICANAS COLABOROU PARA MAIS UMA OPORTUNIDADE DE AVALIAÇÃO PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, VISTO QUE, TODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS AULAS SOBRE O ASSUNTO POSSIBILITOU TRABALHAR VÁRIAS COMPETÊNCIAS, DENTRE ELAS, COORDENAÇÃO, COOPERAÇÃO, CRIATIVIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL, PROTAGONISMO, RESPEITO. OU SEJA, ESSA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA, DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA ESCOLA VEM ENGLOBAR ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS E SOCIAIS DAS CRIANÇAS, QUE  OCASIONA EM UM MÉTODO AVALIATIVO CONTÍNUO E MAIS AMPLO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LUTAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID12497_22092019230643.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO VICENTE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO VICENTE"
    "autor_email" => "eduardovicente582@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS “LUTAS AFRICANAS”, DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (RESIDENTES) COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO PARA PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO NA I FEIRA LITERÁRIA DE QUEIMADAS (FLIQ). DURANTE O 3° BIMESTRE FOI INICIADO O CONTEÚDO LUTAS AFRICANAS DA UNIDADE TEMÁTICA LUTAS. O CONTEXTO HISTÓRICO DE ALGUMAS LUTAS AFRICANAS (DAMBE, LAAMB, NGUNI, NGOLO), FOI DESENVOLVIDO DURANTE SEIS AULAS COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS CADA. O CONTEÚDO FOI TRABALHADO UTILIZANDO VÍDEOS, LEITURAS DA CULTURA AFRICANA, IMAGENS, MÚSICAS, VESTIMENTAS, GOLPES, MOVIMENTOS E EQUIPAMENTOS DAS LUTAS. AO CONCLUIR AS AULAS FOI FORMADO PARA FLIQ UM GRUPO DE ONZE ALUNOS COM OBJETIVO DE MONTAR UMA APRESENTAÇÃO CONTENDO OS PRINCIPAIS GOLPES DAS QUATRO LUTAS E O POEMA “LUTO CONTRA A LUTA” DE ED MULATO. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE TUDO QUE FOI TRABALHADO COM OS CONTEÚDOS DE LUTAS AFRICANAS COLABOROU PARA MAIS UMA OPORTUNIDADE DE AVALIAÇÃO PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, VISTO QUE, TODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS AULAS SOBRE O ASSUNTO POSSIBILITOU TRABALHAR VÁRIAS COMPETÊNCIAS, DENTRE ELAS, COORDENAÇÃO, COOPERAÇÃO, CRIATIVIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL, PROTAGONISMO, RESPEITO. OU SEJA, ESSA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA, DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA ESCOLA VEM ENGLOBAR ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS E SOCIAIS DAS CRIANÇAS, QUE OCASIONA EM UM MÉTODO AVALIATIVO CONTÍNUO E MAIS AMPLO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.