O AMBIENTE ESCOLAR, UM DOS PRINCIPAIS ESPAÇOS DE EXPANSÃO DE RELAÇÕES, TROCAS MÚTUAS DE CONHECIMENTO, SABERES E SENTIMENTOS, OS QUAIS TÊM EM SI UMA GRANDE CAPACIDADE DE INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E COGNITIVO DOS ALUNOS. REFLETINDO A RESPEITO DO USO DE UM ESPAÇO ESCOLAR VIABILIZANDO-O COMO LABORATÓRIO VIVO EM UMA ABORDAGEM NA QUAL O ALUNO TORNE-SE O PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, CRIAMOS O PROJETO GERMINAÇ O. ESTE PROJETO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO DENTRO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE- UFRN POR ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E TEM COMO OBJETIVO REVITALIZAR UM ESPAÇO ESCOLAR E DESENVOLVER UMA HORTA SUSPENSA COMO UM LABORATÓRIO VIVO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE VISANDO A INSERÇÃO DE PRÁTICAS ATIVAS POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. O PROJETO APRESENTA TRÊS ETAPAS, DAS QUAIS SÃO: (1) SENSIBILIZAÇÃO, (2) CORPORIZAÇÃO E (3) FIM SEM FIM. O CURSO DESSE PROJETO ESTÁ POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PIBIDIANOS EM FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PROFESSORA SUPERVISORA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE CARÁCTER SOCIAL E AMBIENTAL DOS ALUNOS, BEM COMO, O ENVOLVIMENTO DE DEMAIS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. AINDA, POSSIBILITANDO A CONSTATAÇÃO DO IMPORTANTE PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS POR MEIO DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DA TURMA ENVOLVENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS COLEGAS, PARTICIPAÇÃO DURANTE AS AULAS, BEM COMO, O ENGAJAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.