ESTA PESQUISA, TEM POR BASE ANALISAR A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ARI MARQUES PONTES, NA QUAL FUI GESTORA NO PERÍODO DE FEVEREIRO DE 2017 A FEVEREIRO DE 2019 E MUITO ME INTRIGOU ESTA PERSPECTIVA DE HOSTILIDADE TANTO DA COMUNIDADE QUANTO INTERNAMENTE. A VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR TEM OCORRIDO COM BASTANTE FREQUÊNCIA, PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS DE SEGUNDO SEGMENTO. DIANTE DE TANTOS CASOS DE VIOLÊNCIA NA UNIDADE ESCOLAR, FOI DESENVOLVIDO PROJETOS PEDAGÓGICOS COM A FINALIDADE DE TRABALHAR O PROTAGONISMO JUVENIL, ADOTANDO ATITUDES DE RESPEITO MÚTUO, VALORES, DIGNIDADE E SOLIDARIEDADE, EM SITUAÇÕES LÚDICAS, REPUDIANDO QUALQUER ESPÉCIE DE VIOLÊNCIA, TORNANDO UM EDUCANDO COMPETENTE, AUTÔNOMO E SOLIDÁRIO. AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS TIVERAM DESEMPENHO SATISFATÓRIO NO RENDIMENTO ESCOLAR E DIMINUIÇÃO EM MENOS DE 10% EM RELAÇÃO À EVASÃO ESCOLAR. COMO PESQUISADORA, REALIZEI AS DEVIDAS COMPARAÇÕES DESDE MARÇO DE 2016 (INAUGURAÇÃO DA UE) ATÉ JULHO DE 2019.