ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE DISCORRER ACERCA DE ESTUDOS PARA UM TRABALHO INTEGRADO ENTRE DOIS COMPONENTES CURRICULARES: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, AMBOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), SOBRE AS FUNÇÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP), DO CONSELHO ESCOLAR, E TRAZER UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A UMA ESCOLA QUE OFERECE A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MEDIANTE OS PROBLEMAS VISTOS NA MESMA EM RELAÇÃO AO QUE É PRATICADO, MAS NÃO REGISTRADO NEM RECONHECIDO POR TÃO IMPORTANTE DOCUMENTO, MOSTRANDO COMO OS ESTUDOS FEITOS PELA COMUNIDADE ACADÊMICA PODEM E DEVEM SE ARTICULAR COM A REALIDADE VIVIDA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. PARA ESTE TRABALHO, FOI USADO OS TEXTOS DE MALHEIRO (2005), GADOTTI E ROMÃO (2002) E FILHO (2012) DE ONDE CONCLUI-SE QUE, TAL INTERVENÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS OS SUJEITOS DA EJA, ASSIM COMO DE OUTROS NÍVEIS E MODALIDADES, PRECISA TER SEUS PROJETOS E PARTICULARIDADES RECONHECIDOS E REGISTRADOS PERANTE A SOCIEDADE.