ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO, ESTE ESTUDO É BASEADO NAS TENDÊNCIAS EM QUE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO AO QUAL A EDUCAÇÃO INCLUSIVA VEM PASSANDO AO LONGO DOS ANOS. NESSE ÍNTERIM, ESTE RESUMO EXPANDIDO APRESENTA O CASO DE UM ESTUDANTE PORTADOR DA EPILEPSIA TEVE O SEU INGRESSO AO CURSO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL GARANTIDO ATRAVÉS DE UMA AÇÃO JUDICIAL. FUNDAMENTADA TEORICAMENTE ATRAVÉS DAS LEGISLAÇÕES PERTINENTES ÀS AÇÕES AFIRMATIVAS VIGENTES NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO, E DOS AUTORES (DIAS, 2002; CASTRO; AMARAL; SILVA, 2017; PENRY; DEVINSKY, 1993), ENTRE OUTROS, ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DA DECISÃO JUDICIAL ELABORADA PELO MAGISTRADO RESPONSÁVEL PELO JULGAMENTO DO PROCESSO, VERIFICA-SE QUE A CONCEPÇÃO DA DEFICIÊNCIA VAI ALÉM DAS DOENÇAS QUE SE APRESENTAM NO ROL DAS PRECONIZADAS POR LEI, E, A DEPENDER DA ESPECIFICIDADE DE CADA CASO, AS PESSOAS ACOMETIDAS DA EPILEPSIA COMEÇOU, DE UMA MANEIRA TÍMIDA, A SEREM CONSIDERADAS COMO PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. HÁ MUITO O QUE SE DEBATER E CONQUISTAR, TODAVIA, SOBRE ESTA TEMÁTICA, MUITO JÁ ESTÁ SENDO FEITO NO ÂMBITO JURÍDICO.