NO CENÁRIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EXISTEM DIVERSAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO, CADA UMA COM SUAS CARACTERÍSTICAS, FINALIDADES, VANTAGENS E DESVANTAGENS. O OBJETIVO DESTA PESQUISA VEM A SER COMPREENDER OS CONCEITOS E FINALIDADES QUE ENVOLVEM A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, E VERIFICAR, POR INTERMÉDIO DE UM ESTUDO DE CASO, SE HÁ COERÊNCIA ENTRE A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR E SUA PRÁTICA AVALIATIVA. AS METODOLOGIAS ADOTADAS FORAM DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, SEUS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, REVISTAS ESPECIALIZADAS, ARTIGOS E TESES ACADÊMICAS, ALÉM DE DOCUMENTOS E DADOS OFICIAIS. NO ESTUDO DE CASO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ORAL COM PERGUNTAS ABERTAS AO PROFESSOR, ALÉM DA OBSERVAÇÃO CONTÍNUA EM SALA DE AULA DURANTE O PERÍODO DE 15 DIAS. POR CONSEGUINTE, FORAM COMPARADOS O ENTENDIMENTO DO PROFESSOR SOBRE AVALIAÇÃO E SUAS PRÁTICAS. VERIFICOU-SE QUE O PROFESSOR TEM COERÊNCIA APENAS EM ALGUNS ASPECTOS, MAS NÃO EM SUA MAIORIA. ALÉM DISSO, O DOCENTE ELABORA PLANOS DE AULAS APENAS BASEADOS EM CONTEÚDOS, NÃO DEFININDO NENHUM OBJETIVO DE APRENDIZAGEM.