O CÍRCULO DE CONSTRUÇÃO DE PAZ É UMA MEDIDA CRIADA DENTRO DAS PRÁTICAS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA. O CÍRCULO É TRABALHADO PARA FOMENTAR ESPAÇO DE SEGURANÇA E INTIMIDADE PARA O DIÁLOGO INTENTANDO DESENVOLVER BONS RELACIONAMENTOS E SOLUCIONAR DIVERGÊNCIAS, ISSO ANCORADO NA COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA DE MARSHALL ROSENBERG. OS PARTICIPANTES SÃO CONCEBIDOS COMO SUJEITOS ÚNICOS E IGUAIS EM OPORTUNIDADE DE FALA, VALORES E DIGNIDADE. A METODOLOGIA CONSISTIU NA PRODUÇÃO DE CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ, SEGUINDO O MÉTODO ORIGINAL DE KAY PRANIS, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE QUIXADÁ, CEARÁ. A EXPERIÊNCIA ACONTECEU COM ADOLESCENTES ENTRE 14 E 15 ANOS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A JUNHO DE 2019, SOMANDO O TOTAL DE 28 ENCONTROS. A EXPRESSÃO NO CÍRCULO SE DEU COM DESENHOS, GRAVURAS, PALAVRA, FRASES E CARTAZES, FACILITANDO A INCLUSÃO DO ALUNO COM ALGUMA DEFICIÊNCIA. POR CONSEGUINTE, O OBJETIVO DESTE ESTUDO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DAS AUTORAS COMO FACILITADORAS DOS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ. LOGO, É EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, CONTANDO COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM O USO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E APORTE DE UM REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO PARA DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM DESDE A PROMOÇÃO DE MAIOR INTEGRAÇÃO E MELHORIA NA RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS-ALUNOS, ALUNOS-PROFESSORES, ALUNOS-FAMILIARES, ATÉ UMA MUDANÇA NO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA PARA O QUE SE ENTENDE POR INCLUSÃO. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE OS CÍRCULOS OPORTUNIZARAM EFICAZMENTE A REPARAÇÃO DE DANOS RELACIONAIS, O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS E DE OUTROS ESTUDANTES ATINGIDOS PELA VIOLAÇÃO DE DIREITOS.