O PRESENTE ESTUDO SURGIU A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO "ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E ALUNOS APOIADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PRÁTICAS DE CAPACITAÇÃO E EMPODERAMENTO" DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), VINCULADO AO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (NEDESP), AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (CIA), AO DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL E À BRINQUEDOTECA DO CE. TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS BARREIRAS ENFRENTADAS PELOS ALUNOS APOIADORES E SEUS APOIADOS, A FIM DE COLABORAR PARA O PROCESSO DE EMPODERAMENTO, INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA E SOCIAL DESSES ESTUDANTES. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO APLICADA POR MEIO DE DOIS MODELOS DE QUESTIONÁRIOS, UM DIRECIONADO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E O OUTRO AOS SEUS RESPECTIVOS APOIADORES. CONCLUI-SE POR MEIO DESTA PESQUISA, QUE A PRESENÇA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO ACADÊMICO JÁ DEMOSTRA QUE AS MESMAS SÃO PESSOAS EMPODERADOS, NO ENTANTO AS BARREIRAS, SEJA ELAS FÍSICAS OU ATITUDINAIS, POR MUITAS VEZES IMPEDE SEU PROTAGONISMO SOCIAL/ACADÊMICO.