O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ESTUDO DA ARTE DESENVOLVIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL, DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E ORIENTADA PELA PROFESSORA DOUTORA OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA. TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A CRIAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES NO RIO GRANDE DO NORTE. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS PESQUISAS NA BASE DE DADOS “GOOGLE ACADÊMICO” COM OS DESCRITORES “GRUPO ESCOLAR”, “HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO” E “RN”. DIANTE DISSO, FOI FEITO UMA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL A VASTA MAIORIA DAS OBRAS OBSERVADAS, VERSAM A RESPEITO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA, E SUA LIGAÇÃO COM A CRIAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES POR MEIO DA REFORMA DA EDUCAÇÃO, ALÉM DE CITAR COMO ERAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESSAS NOVAS INSTITUIÇÕES. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM QUE A ÉPOCA DA REPÚBLICA NO BRASIL FOI MARCADA PELO DESENVOLVIMENTO DE SETORES DA ECONOMIA, CULTURA E POLÍTICA QUE REPERCUTIRAM NAS FORMAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA.