FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60610 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1527 "inscrito_id" => 3394 "titulo" => "FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS" "resumo" => "O OBJETIVO DO ESTUDO É IDENTIFICAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS PELOS DOCENTES DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL) QUE BUSCAM PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS DISCENTES DURANTE A FORMAÇÃO TÉCNICA. NO PLANO DE CURSO, É APRESENTADA UMA FREQUENTE PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO HISTÓRICA CRÍTICA DO CIDADÃO, A DEFESA POR UMA EDUCAÇÃO CAPAZ DE ASSOCIAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E POLÍTICO, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SUA CAPACIDADE DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE. DESTA FORMA, ACREDITA-SE QUE ESTE CURSO TENHA UMA FORMAÇÃO DIFERENCIADA DIANTE DOS DEMAIS DO ESTADO, VISTO QUE TEM COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO INTEGRAL E O INTERESSE EM FORMAR NÃO APENAS PROFISSIONAIS, MAS CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM A REALIDADE SOCIAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, TRANSVERSAL E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE UTILIZOU COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS: QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E DINÂMICA DE GRUPO. O ASPECTO QUE MAIS FOI RESSALTADO DURANTE A EXECUÇÃO DA PESQUISA FOI A NECESSIDADE DE ASSOCIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, POIS MUITOS ESTUDANTES NÃO CONSEGUEM ASSOCIAR OS ASSUNTOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA QUANDO ESTÃO NOS ESTÁGIOS, ESPECIALMENTE QUANDO ESTÃO DIANTE DOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE SAÚDE. ACREDITA-SE QUE ESSA FRAGILIDADE PERPASSE O ENSINO DA ENFERMAGEM EM TODOS OS NÍVEIS. APESAR DAS DIFICULDADES, PERCEBE-SE QUE NO IFAL AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COLABORAM PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO DISCENTE, NÃO SE RESTRINGINDO A FORMAÇÃO TÉCNICA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. COMO DESDOBRAMENTO DO ESTUDO, SUGERE-SE SUA AMPLIAÇÃO A OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DE ALAGOAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, TÉCNICO EM ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID3394_14082019141352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA ARAÚJO GALDINO CALDAS" "autor_nome_curto" => "MARCELA A.G. CALDAS" "autor_email" => "marcelaagcaldas@gmail.com" "autor_ies" => "IFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60610 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1527 "inscrito_id" => 3394 "titulo" => "FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS" "resumo" => "O OBJETIVO DO ESTUDO É IDENTIFICAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS PELOS DOCENTES DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL) QUE BUSCAM PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS DISCENTES DURANTE A FORMAÇÃO TÉCNICA. NO PLANO DE CURSO, É APRESENTADA UMA FREQUENTE PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO HISTÓRICA CRÍTICA DO CIDADÃO, A DEFESA POR UMA EDUCAÇÃO CAPAZ DE ASSOCIAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E POLÍTICO, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SUA CAPACIDADE DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE. DESTA FORMA, ACREDITA-SE QUE ESTE CURSO TENHA UMA FORMAÇÃO DIFERENCIADA DIANTE DOS DEMAIS DO ESTADO, VISTO QUE TEM COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO INTEGRAL E O INTERESSE EM FORMAR NÃO APENAS PROFISSIONAIS, MAS CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM A REALIDADE SOCIAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, TRANSVERSAL E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE UTILIZOU COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS: QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E DINÂMICA DE GRUPO. O ASPECTO QUE MAIS FOI RESSALTADO DURANTE A EXECUÇÃO DA PESQUISA FOI A NECESSIDADE DE ASSOCIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, POIS MUITOS ESTUDANTES NÃO CONSEGUEM ASSOCIAR OS ASSUNTOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA QUANDO ESTÃO NOS ESTÁGIOS, ESPECIALMENTE QUANDO ESTÃO DIANTE DOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE SAÚDE. ACREDITA-SE QUE ESSA FRAGILIDADE PERPASSE O ENSINO DA ENFERMAGEM EM TODOS OS NÍVEIS. APESAR DAS DIFICULDADES, PERCEBE-SE QUE NO IFAL AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COLABORAM PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO DISCENTE, NÃO SE RESTRINGINDO A FORMAÇÃO TÉCNICA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. COMO DESDOBRAMENTO DO ESTUDO, SUGERE-SE SUA AMPLIAÇÃO A OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DE ALAGOAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, TÉCNICO EM ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID3394_14082019141352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA ARAÚJO GALDINO CALDAS" "autor_nome_curto" => "MARCELA A.G. CALDAS" "autor_email" => "marcelaagcaldas@gmail.com" "autor_ies" => "IFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }