O PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR, ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS E TAMBÉM DE FOMENTAR UM PENSAMENTO CRÍTICO A RESPEITO DA SEXUALIDADE HUMANA. DIANTE DA IMPORTÂNCIA DO TEMA, É FUNDAMENTAL O PAPEL DA ESCOLA NA ABORDAGEM DE ASSUNTOS RELACIONADOS À SEXUALIDADE, CABENDO AO PROFESSOR PROPOR ATIVIDADES QUE PERMITAM QUE OS ALUNOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER OS ASPECTOS QUE ENVOLVAM A FORMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE. A ABORDAGEM CONTOU COM A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO 7° DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS DE CARÁTER QUALITATIVO PARA COMPREENDER AS RELAÇÕES, AS PERCEPÇÕES E OPINIÕES DOS ALUNOS DO QUE SENTE E SE PENSA. OS RESULTADOS DESTACAM A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR TEMAS RELACIONADOS A SEXUALIDADE, POIS É PERTINENTE O QUANTO OS ADOLESCENTES TÊM DÚVIDAS E CURIOSIDADES SOBRE O TEMA. RESSALTA-SE AINDA QUE ESTA ABORDAGEM NÃO DEVE SER SIMPLESMENTE APRESENTADA NA PUBERDADE, MAS GRADUALMENTE INTRODUZIDA COMO PARTE DO CURRÍCULO ESCOLAR. ESTE ESTUDO AMPLIOU A REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS, NO INTUITO DE FOMENTAR POSITIVAMENTE A FORMAÇÃO CIDADÃ DE COMPREENDER A SEXUALIDADE DE MANEIRA PRAZEROSA, CONSCIENTE, RESPONSÁVEL E DESTITUÍDAS DE TABUS E PRECONCEITOS.