A POPULAÇÃO IDOSA TEM AUMENTADO E, DE MODO CONCOMITANTE, TAMBÉM TEM CRESCIDO O NÚMERO DE CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS. DEFENDE-SE, NO PRESENTE TRABALHO, QUE UMA ESTRATÉGIA VÁLIDA PARA PROMOVER A REDUÇÃO DA INCIDÊNCIA DE AÇÕES AGRESSIVAS É O PROCESSO EDUCATIVO, INTERMEDIADO PELA SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA, TENDO COMO FUNDAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO OS ESTUDOS QUE DEMONSTRAM QUE A PROMOÇÃO DA EMPATIA REDUZ A AGRESSIVIDADE. A EMPATIA É ENTENDIDA COMO UMA HABILIDADE SOCIAL QUE PERMITE AO SUJEITO A EXPERIÊNCIA DE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROMOVER ENTRE ALUNOS/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL O RESPEITO AOS IDOSOS POR MEIO DA SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO AMPARADA PELA TÉCNICA RACIONAL-AFETIVA DE L. GALVÃO, REALIZADA COM CRIANÇAS DO 4O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE – PB, COM IDADES ENTRE 9 E 11 ANOS. UTILIZOU-SE O DIÁRIO DE CAMPO PARA REGISTRO DOS DADOS QUE, POSTERIORMENTE, FOI SUBMETIDO À ANÁLISE DE CONTEÚDO DE M. MINAYO. AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS POR MEIO DAS ETAPAS: AQUECIMENTO, DRAMATIZAÇÃO, COMPARTILHAR E COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A PROMOÇÃO DA SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA É UM RECURSO QUE FAVORECE A REDUÇÃO DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS, PROMOVE A REFLEXÃO E MOTIVA PRÁTICAS ALTRUÍSTAS. ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO INSPIRE OUTROS E FOMENTE REFLEXÕES PARA PRÁTICAS PROFISSIONAIS DIRECIONADAS AO RESPEITO AO IDOSO NOS MAIS VARIADOS ESPAÇOS.