O TRABALHO FOI REALIZADO NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, NUMA ESCOLA MUNICIPAL, DE ENSINO FUNDAMENTAL II, TENDO COMO PRINCÍPIO BÁSICO, A UTILIZAÇÃO DOS INFOGRÁFICOS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PESQUISA SEGUIU UM CARÁTER EXPLORATÓRIO, ANÁLISE DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DE GIL (2002); MARCONI E LAKATOS (2003), OBSERVANDO A LEITURA E PRODUÇÃO DOS INFOGRÁFICOS. NO INTUITO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DA LEITURA IMAGÉTICA, CONSIDERAMOS PERTINENTE CONHECER O PAPEL DO INFOGRÁFICO PARA NOSSA SOCIEDADE, QUE SURGIRAM COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. CONFORME KENSKI (2012), “A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NÃO SE RESTRINGE APENAS AOS NOVOS USOS DE DETERMINADOS EQUIPAMENTOS E PRODUTOS. ELA ALTERA COMPORTAMENTOS”. ESSAS MUDANÇAS EXIGE TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA SE READEQUAR AS FORMAS DE LEITURA DA SOCIEDADE DIGITAL, QUE ASSOCIA IMAGENS A EXPRESSÕES VERBAIS, SE MISTURANDO A ÍCONES E SONS, PARA ISSO VALÉRIA (2016, P.17) DECLARA QUE “O DESAFIO QUE PRECISAMOS ENFRENTAR É O DE INCORPORAR AO ENSINO DA LEITURA TANTOS OS TEXTOS DE DIFERENTES MÍDIAS (JORNAIS IMPRESSOS E DIGITAIS, FORMULÁRIOS ONLINE, VÍDEOS, MÚSICAS, SITES, BLOGS E TANTOS OUTROS) QUANTO FORMAS DE LIDAR COM ELES”. CONSTATAMOS A POTENCIALIDADE NO USO DO INFOGRÁFICO PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POR SER UMA LINGUAGEM LÚDICA E COM MENOS TEXTO VERBAL. MAS SABEMOS DO DESAFIO QUE É INCORPORAR O USO DO HIPERTEXTO DE FORMA DIDÁTICA, PELO FATO DE SER POUCO USADO PELOS PROFESSORES E POR CAUSA DAS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS APRESENTAM EM INTERPRETAR TEXTOS VERBAIS.