OS JOGOS FORAM CONSIDERADOS, POR MUITO TEMPO, UM PASSATEMPO SEM OBJETIVOS EDUCACIONAIS. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO ALMEJA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E DEMAIS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS). PARA TANTO O PROBLEMA QUE NORTEOU A PESQUISA FOI: VERIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS, DOS 3º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, TÊM ENFRENTADO. COMO OBJETIVOS, BUSCOU-SE IDENTIFICAR SE OS PROFESSORES UTILIZAM OS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINAR A MATEMÁTICA E DIAGNOSTICAR COMO O USO DOS MESMOS CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, ESTE TRABALHO ESTÁ ANCORADO EM AUTORES COMO: SMOLE (2007), DINIZ (2012), VYGOTSKY (1989), GRANDO (2000), D’AMBRÓSIO (2010), GIL (2009), MARCONI (2009), KISHIMOTO (2011), KAMII (1990). PARA OBTER DADOS FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS PARA PROFESSORAS QUE ATUAM NOS ANOS ANALISADOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO BÁSICO (IDEB) MAIS ALTO E MAIS BAIXO. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA TEM CARÁTER EXPLORATÓRIO, EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CLASSIFICOU-SE COMO QUANTITATIVA. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS POR PROFESSORES, COM O INTUITO DE COLETAR INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O ENRIQUECIMENTO DA PESQUISA.