ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA. A RELEVÂNCIA DO TEMA SE DÁ EM VIRTUDE DO DESAFIO EM APLICAR NO DIA A DIA DO CHÃO DA ESCOLA OS CONHECIMENTOS MOBILIZADOS E APRENDIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR. OS AUTORES UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SÃO FERREIRO E TEBEROSKY (1986) QUE TRAZEM IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES SOBRE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, AMÁLIA SIMONETTI (CEARÁ, 2012) QUE TRATA DA ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO COMO PROPOSTA A REFERENDAR A POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC), TARDIF (2014) QUE FALA DOS SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSOR, ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA E O TRABALHO DE ALFABETIZAR CRIANÇAS DE PRIMEIRO ANO APRESENTAM UMA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO QUE PODE ESTAR PAUTADA NOS ESTUDOS PROPORCIONADOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA, BEM COMO NAS VIVÊNCIAS TRABALHADAS NOS ENCONTROS FORMATIVOS. COMO EXEMPLO, TRAZEMOS ATIVIDADES DE ANÁLISE FONOLÓGICA E ESTRUTURAL PARA REFLEXÃO METALINGUÍSTICA COMO CONTAR LINGUISTICAMENTE, COMPOR, DECOMPOR, ACRESCENTAR, RETIRAR, CLASSIFICAR, CORRESPONDER E ORDENAR LINGUISTICAMENTE. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA TEM CONTRIBUÍDO PARA APRIMORAR A PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA ATRAVÉS DOS TEMAS ESTUDADOS, BEM COMO DAS VIVÊNCIAS TRABALHADAS, QUE POR SUA VEZ, TRAZEM SUGESTÕES E IDEIAS DE COMO INTERVIR, ANALISAR E AVALIAR O ALUNO DE PRIMEIRO ANO.