RODRIGUES, Luciano De Santana et al.. Cancão e o ensino da matemática. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59502>. Acesso em: 23/12/2024 03:50
ESTE TRABALHO É RESULTANTE DA PESQUISA EXPLORATÓRIA “BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA”, REALIZADA NO ÂMBITO DO COMPONENTE CURRICULAR SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ, CAMPUS ANGICAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO ACERCA DAS PRINCIPAIS BRINCADEIRAS E JOGOS QUE ENVOLVEM MATEMÁTICA VIVENCIADA PELOS PAIS DOS ACADÊMICOS NA INFÂNCIA. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE ENTREVISTA COM QUESTÕES ABERTAS COM OS PAIS DOS AUTORES PARA IDENTIFICAR AS BRINCADEIRAS E JOGOS MAIS COMUNS ENTRE ELES. PERCEBEU-SE QUE O CANCÃO, TAMBÉM CONHECIDO COMO “AMARELINHA”, APARECEU COM MAIOR DESTAQUE. COMO FUNDAMENTO DA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS BUSCOU-SE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ESTUDOS JÁ REALIZADOS ACERCA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS QUE ENVOLVEM MATEMÁTICA PARA PENSAR: COMO O CANCÃO PODE CONTRIBUIR NO ENSINO DA MATEMÁTICA? NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR QUE O JOGO CANCÃO PODE-SE TORNAR UM FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO À GEOMETRIA PLANA, CONTAGEM E OPERAÇÕES BÁSICAS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO), FUNÇÕES RADICIAÇÃO, POTENCIAÇÃO DENTRE OUTROS CONTEÚDOS, ALÉM DE DESENVOLVER A COGNIÇÃO, HABILIDADES PSICOMOTORES, COLABORATIVAS E AFETIVAS CONSIDERADOS PELA LITERATURA COMO OBJETIVOS PRIMORDIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS.