RESUMO
O ENSINO DE GEOGRAFIA DEVE SE VOLTAR PARA A FORMULAÇÃO DE CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE PERMITAM PENSAR E CONSTRUIR UM CONHECIMENTO ENRIQUECEDOR SOBRE O SEMIÁRIDO, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO, FAZENDO A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASSUNTOS COM A REALIDADE VIVENCIADA PELOS ALUNOS. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE REALIZAR UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA AO SEMIÁRIDO POR MEIO DA PRÁTICA DOCENTE, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA. ESTE TRABALHO LEVARÁ EM CONTA AS OBRAS ESCRITAS DE ALGUNS ESTUDIOSOS QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DA PRESENTE PROPOSTA. INICIALMENTE, ABORDAREMOS A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA AO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, EM SEGUIDA, O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. E POR FIM, DISCUTIREMOS SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA VOLTADOS PARA O CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. O ENSINO DE GEOGRAFIA NECESSITA CADA VEZ MAIS ESTAR ATUALIZADO, CONTEXTUALIZADO E CONDIZENTE COM A REALIDADE NA QUAL SE INSEREM OS SUJEITOS DO PROCESSO EDUCATIVO. OS DOCENTES E OS DEMAIS PROFISSIONAIS DE ENSINO DEVEM OUSAR AINDA MAIS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE DIALOGUEM COM OS SABERES E AS NECESSIDADES SÓCIO-POLÍTICA E CULTURAL DOS EDUCANDOS, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO CRÍTICA E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
PALAVRAS – CHAVE: ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS DE ENSINO.