O ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, O QUAL OBJETIVOU PROMOVER A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS FORMAIS E NÃO FORMAIS, DESENVOLVENDO A PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS QUE LANÇAM LUZ SOBRE A VULNERABILIDADE À VIOLAÇÃO DE DIREITOS. TAL RECORTE REFERE-SE ÀS PROPOSTAS DO PROJETO VINCULADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS REFLEXÕES ACERCA DA CRISE ECOLÓGICA. AS AÇÕES DESENVOLVIDAS FORAM PAUTADAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, TENDO SIDO SISTEMATIZADAS POR MEIO DE DIFERENTES FORMATOS E A PARTIR DO DELINEAMENTO DE ESTRATÉGIAS DISTINTAS. CINE DEBATES, OFICINAS, CURSOS, RODAS DE CONVERSA, ALÉM DA ARTICULAÇÃO ENTRE ATIVIDADES DE ENSINO INTERNAS COM A COMUNIDADE EXTERNA FORAM ALGUMAS DAS AÇÕES E ESTRATÉGIAS DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS. AS AÇÕES APRESENTARAM-SE COMO FERRAMENTAS POTENCIALMENTE PRODUTORAS DE REFLEXÕES QUE AMPLIARAM OS SENTIDOS REFERENTES À CRÍTICA SOCIAL DOS SEUS PARTICIPANTES POR MEIO DO COMPROMISSO COM A DEMOCRATIZAÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS.