ESTA PESQUISA VISA CONTRIBUIR COM PROCESSO DE ENSINO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, SURDOS/DEFICIENTES AUDITIVOS, DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM CAMPUS MANAUS CENTRO, E ABORDA O TEMA FERMENTAÇÃO E ENFATIZA SUBTEMAS, TAIS COMO: A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA E A FERMENTAÇÃO LÁTICA, ISTO É, ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E PRESENTES NO DIA A DIA NA CULINÁRIA. E AINDA, COM A PROPOSTA DE ESTIMULAR OS DISCENTES A RELACIONAR A TEORIA À PRÁTICA.
INVESTIGAREMOS ALGUNS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO COMO O INTÉRPRETE E OS PRÓPRIOS DISCENTES SURDOS/DEFICIENTES AUDITIVOS, AMBOS PARTICIPARAM DO DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO ACADÊMICO, POR CONSEGUINTE, A BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA AUXILIAR OS EDUCADORES PARA OS ENFRENTAMENTOS DE DIFERENTES SITUAÇÕES IMPLICADAS NA TAREFA DE EDUCAR DISCENTES SURDOS/DEFICIENTES AUDITIVOS, VERIFICANDO QUAIS AS NECESSIDADES DE QUALIFICAÇÃO PARA A LÍNGUA DE SINAIS (LIBRAS).
ESPERA-SE QUE APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS, DESTE TRABALHO, POSSAMOS REFLETIR SOBRE AS ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES APRESENTADAS, DURANTE A APLICAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO, E QUE ESSAS ATIVIDADES VENHAM ATENDER AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DOS DISCENTES, A FIM DE TRAZER PARA SALA DE AULA, POSSIBILIDADES ESTRATÉGICAS E A GARANTIA DO ENSINO APRENDIZAGEM E QUE TODOS, TENHAM A OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS PARA A VIDA EM SOCIEDADE.
COMO FORMA METODOLÓGICA PARA AVALIAR O APRENDIZADO ACERCA DAS EXPERIMENTAÇÕES DE FERMENTAÇÃO, FOI CONFECCIONADO E APLICADO O JOGO DIDÁTICO DENOMINADO “CÉU DO QUÍMICO” COM A FINALIDADE DE LEVAR O DISCENTE A REPENSAR NAS PRÁTICAS DE FERMENTADOS REALIZADAS COMPREENDENDO OS MÉTODOS DOS PROCESSOS FERMENTATIVOS.