A FORMAÇÃO CONTINUADA E DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS ELA É RESPONSÁVEL POR ATUALIZAR O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, APÓS SUA FORMAÇÃO INICIAL. E NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESTÁ SE FAZ NECESSÁRIA PARA FACILITAR O APRENDIZADO, PAUTADA NA LDB 9394/96 A QUAL GARANTE A FORMAÇÃO CONTINUADA E TAMBÉM A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
NO COLÉGIO CESEP, RETRATA-SE DE UMA INTUIÇÃO COM EXCELENTE INFRAESTRUTURA, ALÉM DE SER UM COLÉGIO COM MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO E UMA ÓTIMA FORMAÇÃO CONTINUADA, NO QUAL SEUS ALUNOS GOZAM DE UM APRENDIZADO EFICAZ, NO ENTANTO ESTA NÃO É A REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
POR ISSO, É FUNDAMENTAL O INVESTIMENTO EM PESQUISA E CAPACITAÇÃO DOS DOCENTES PARA ASSIM, HAVER UMA EDUCAÇÃO MAIS INCLUSIVA, NO QUAL O PEDAGOGO ESTEJA APTO A SER O MEDIADOR DO ALUNO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA, ATRIBUINDO A ELE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, ADAPTADO E CRÍTICO. PROMOVENDO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NÃO APENAS O ACOMPANHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, MAS A INSERÇÃO NO CONTEXTO SOCIAL.