REFLETIR SOBRE O ATUAL MODELO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESENVOLVIDO NO ESPAÇO ESCOLAR E NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS, É PERCEBER QUE ESTAMOS VIVENCIANDO UMA TRANSIÇÃO QUE CONFRONTA O USO DE METODOLOGIAS TRADICIONAIS CONSIDERADAS POUCO CRÍTICAS E REFLEXIVAS, PARA UMA ATUAL QUE SE BASEIA NAS METODOLOGIAS ATIVAS CENTRADAS NA FIGURA DOS ESTUDANTES COMO PROTAGONISTAS NA CONSTRUÇÃO EFETIVA DO CONHECIMENTO. PENSANDO NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DISCUTIR E DEMONSTRAR COMO A UTILIZAÇÃO DE PROJETOS DIDÁTICOS FAVORECE PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA E SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ATIVA, ENSINO POR MEIO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS E O PAPEL DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES COMO PRODUTORES DO CONHECIMENTO. OBSERVAMOS QUE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA, FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM AO ESTIMULAR CONEXÕES COGNITIVAS E EMOCIONAIS ENTRE OS ALUNOS, OS PROFESSORES ENVOLVIDOS E O AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, AO INTERLIGAR OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NO CURRÍCULO ESCOLAR COM O ESTÍMULO DE HABILIDADES E DE COMPETÊNCIAS, PERCEBE-SE QUE OCORRE A VALORIZAÇÃO DA CRIATIVIDADE, DOS SABERES DISCIPLINARES E DO FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR-ALUNO-ESCOLA, TORNANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MAIS SIGNIFICATIVO, PRINCIPALMENTE, QUANDO OCORRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.