NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM JUNTAMENTE COM O PLANEJAMENTO E SEU DESENVOLVIMENTO CONSTITUEM COMPONENTES FUNDAMENTAIS DO ATO PEDAGÓGICO EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. NESTE ESTUDO, A AVALIAÇÃO É ABORDADA SOB O VIÉS DE ATO INVESTIGATIVO, TANTO DAS CONDIÇÕES DOS ALUNOS NO CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL QUANTO DA PRÁTICA DOCENTE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO: LUCKESI (2011; 1995), HOFFMANN (2013; 2005), PERRENOUD (1999); ESTEBAN (2003), BEHRENS (2011), CALDEIRA (2000), ROMÃO (2005), VASCONCELOS (2008), SOBRINHO (2005), PONTE (2002), ALARCÃO (2001) E SOUZA (2015; 2012). A PARTIR DISSO DEFINIMOS TRÊS EIXOS DE ANÁLISE: AS LÓGICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; DEFINIÇÕES E PROPÓSITOS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR; E A POSTURA DOCENTE INVESTIGATIVA SOBRE O ATO DE AVALIAR. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE ATUALMENTE HÁ DISSONÂNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA AVALIATIVA; EM MUITAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES A AVALIAÇÃO AINDA É PRATICADA E VIVENCIADA DE FORMA CLASSIFICATÓRIA, EM DETRIMENTO DA PREOCUPAÇÃO COM A APRENDIZAGEM FORMATIVA, O QUE DEMONSTRA A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO COMO UM DOS FUNDAMENTOS BASILARES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E DA PRÁTICA DOCENTE.