ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR E DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO DESENVOLVIMENTO DE UM INDIVÍDUO COM PARALISIA CEREBRAL NA PROMOÇÃO DE INDEPENDÊNCIA NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA (AVD) E ATIVIDADES DE VIDA ESCOLAR (AVE). TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM SEU ALUNO DO SEXO MASCULINO, COM PARALISIA CEREBRAL AO LONGO DE 10 (DEZ) ANOS. AS ATIVIDADES SÃO APLICADAS DESDE O ANO DE 2009 E SE ESTENDEM ATÉ A PRESENTE DATA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENVOLVEM AS TAREFAS DE EQUILÍBRIO, AGILIDADE, NOÇÃO DE TEMPO-ESPAÇO E PROPRIOCEPÇÃO. AS AULAS TÊM DURAÇÃO APROXIMADA DE 40 A 60 MINUTOS. O RELATO DE EXPERIÊNCIA FOCOU NAS CARACTERÍSTICAS SINGULARES DE UM SUJEITO OU DE UMA CONDIÇÃO, UTILIZADO PARA FORNECER INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE UM INDIVÍDUO. AS AULAS FORAM REGISTRADAS EM UM DIÁRIO DE CAMPO, GRAVAÇÕES DE VÍDEO E ÁUDIO ATUALMENTE O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL REALIZA BOA PARTE DE SUAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA, AUTOCUIDADO E SE DESENVOLVE COM UM GRANDE POTENCIAL ATLÉTICO PARA ATIVIDADES ESPORTIVAS.