COMO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM AUTISMO NA E.M.E.I.E.F. DEPUTADO JOSÉ MARTINS RODRIGUES, LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. PARA ISSO, FORAM OBSERVADOS 4 ALUNOS COM AUTISMO, REALIZANDO ANALISE NAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DOS ASPECTOS COGNITIVOS, SOCIAIS E PSICOMOTORES. OS ALUNOS SEM DEFICIÊNCIA QUE PARTICIPARAM DAS AULAS COM OS ALUNOS COM AUTISMO RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO EXPONDO SUAS OBSERVAÇÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS COM AUTISMO DURANTE AS AULAS. ACREDITAMOS QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM AUTISMO POIS, FAVORECE O CONHECIMENTO DO SEU CORPO E O DO OUTRO, DESENVOLVENDO A NOÇÃO ESPACIAL E A LATERALIDADE, ADQUIRINDO MAIORES HABILIDADES MOTORAS. PORTANTO, É PAPEL DO PROFESSOR ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA, BUSCANDO O SEU DESENVOLVIMENTO E RESPEITANDO SEUS LIMITES E SUA INDIVIDUALIDADE. CONTUDO, ACREDITAMOS QUE A AUTONOMIA É UMA FORMA DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E AS POSSIBILIDADES. É PELA AÇÃO QUE O SUJEITO DESCOBRE SUAS PREFERÊNCIAS E ADQUIRE A CONSCIÊNCIA DOS ESQUEMAS CORPORAIS, SENDO FUNDAMENTAL AS VIVÊNCIAS DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DURANTE SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM