RELATAMOS NO PRESENTE TRABALHO, AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA EXPERIMENTAL, DESENVOLVIDA POR DISCENTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), QUE TEM POR FINALIDADE PROPORCIONAR O CONHECIMENTO DO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NOS ANOS INICIAIS DO CURSO DOS LICENCIANDOS. AS AULAS EXPERIMENTAIS PODEM SER UMA IMPORTANTE ALTERNATIVA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM, ALÉM DISSO, PROPÔS-SE O REUSO DE OBJETOS DESCARTADOS PELA POPULAÇÃO, CONTRIBUINDO AINDA PARA DISCUTIR OS IMPACTOS CAUSADOS PELO LIXO NO MEIO AMBIENTE E NA VIDA HUMANA.
NESSA PERSPECTIVA, DESENVOLVEU-SE UMA AULA EXPERIMENTAL, TENDO COMO OBJETIVO A DISCUSSÃO SOBRE CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA E DEMAIS TEMAS TRANSVERSAIS COMO O MEIO AMBIENTE, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE UM SABÃO ECOLÓGICO COM REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA. ALÉM DISSO, UM EXPERIMENTO CHAMADO “LÂMPADA DE LAVA” FOI CONDUZIDO, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS O CONHECIMENTO SOBRE A LIBERAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO E O USO E DESCARTE SUSTENTÁVEL DOS OBJETOS UTILIZADOS. OS EXPERIMENTOS COLABORAM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ESTIMULANDO A SENSIBILIDADE, BEM COMO, A PERCEPÇÃO DE MUNDO DO ALUNO, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA, DIANTE DA PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS, ASSEGURANDO AINDA, SUA PERMANÊNCIA NA ESCOLA.