O PRESENTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UMA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA DIRECIONADA A UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MÉDIO E NORMAL RODRIGUES DE CARVALHO NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI – PB. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE ESTATÍSTICA, MAIS ESPECIFICAMENTE SOBRE O CONTEÚDO DE GRÁFICOS E MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL. A MESMA FOI MINISTRADA POR BOLSISTAS DO PROBEX/PROJETO DE EXTENSÃO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB – CAMPUS IV. NA QUAL, FOI UTILIZADA UMA TENDÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA, AS INOVAÇÕES DO LÚDICO EM SALA DE AULA. PARA ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS FORAM A PESQUISA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA, CONDUZIDA POR MEIO DE DUAS OFICINAS PEDAGÓGICAS, CUJO TAMANHO DA AMOSTRA FORAM 42 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO FOI ELABORADO PARA SER PREENCHIDO PELOS ALUNOS APÓS CADA OFICINA UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS A RESPEITO DE CADA OFICINA RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM UMA EFETIVA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, DEIXANDO UMA RELAÇÃO RECÍPROCA QUANTO AO PROCESSO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS. PERCEBEU-SE AINDA QUE, APÓS AS OFICINAS O USO DO LÚDICO NO ENSINO DE ESTATÍSTICA PROPORCIONOU AOS ALUNOS UM APRENDIZADO DINÂMICO E DIVERTIDO.