O TRABALHO APRESENTA A POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES NO MODELO DE MULTIPLICAÇÃO, EM ESPECIAL OS RESULTADOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE - EIDD, FOMENTADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC, QUE VISA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO COMO PARTES DAS AÇÕES DE FORTALECIMENTO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS. POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, EM QUE PESE SE TRATAR DE UM PROGRAMA DE APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO, CONCLUÍMOS QUE HOUVE UM INVESTIMENTO CONSIDERÁVEL PARA A INDUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL, NO ENTANTO, DIFERENTES DIFICULDADES IDENTIFICADAS PELA GESTÃO COMO FALTA DE EXPERIÊNCIA NO REPASSE FINANCEIRO E PRESTAÇÃO DE CONTAS, DIFICULDADE DE LOGÍSTICA NA ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO, OU MESMO FALTA DE APOIO POLÍTICO LOCAL. DESDE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA EM 2003, VERIFICAMOS UM CRESCIMENTO NA QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES E GESTORES PARA A ATUAÇÃO COM ESTUDANTES EM SUAS DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS.