ESTE ARTIGO APRESENTA PARTE DE UMA INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDA PELOS PESQUISADORES QUANTO AO ENSINO, A APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA. O OBJETIVO DA PESQUISA É FAZER UMA ANÁLISE DE ALGUNS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS PELOS ESTUDANTES MATRICULADOS NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PRIVADA DE NATAL, RN, QUANTO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS. OS PROBLEMAS APLICADOS FORAM ELABORADOS COM BASE NOS ESTUDOS DE VERGNAUD SOBRE AS TEORIAS DOS CAMPOS CONCEITUAIS, EM PARTICULAR O CAMPO ADITIVO. FORAM ANALISADOS 208 PROTOCOLOS, NOS QUAIS OS 26 ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, RESOLVERAM COMO PROBLEMAS PROPOSTOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE POUCAS CRIANÇAS APRESENTARAM FLUÊNCIA ESTRUTURAIS PARA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS. REVELAM TAMBÉM QUE OS ALGUNS PROFESSORES NÃO TRABALHAVAM TODAS AS CLASSES ESTRUTURAIS DESTE CAMPO CONCEITUAL, NESTE NÍVEL DE ENSINO. TAIS RESULTADOS, MESMO QUE PARCIAIS, SUGERE QUE ALGUNS PROFESSORES, DAS SÉRIES INICIAIS, DESCONHECEM AS SITUAÇÕES ENVOLVIDAS NO CAMPO ADITIVO E QUE ALUNOS APRESENTAM DIFICULDADES PARA DETERMINAR OS PROCEDIMENTOS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUANDO AS INCÓGNITAS MUDAM DE POSIÇÃO.