O JOGO DIDÁTICO É UMA FERRAMENTA DE ENSINO QUE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA, E ESTIMULA AUTONOMIA DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS, TORNANDO-O RESPONSÁVEL DIRETO DE SUA APRENDIZAGEM. O PRESENTE ESTUDO É BASEADO NA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DO CONTEÚDO DE FISIOLOGIA E ANATOMIA HUMANA, O MESMO FOI APLICADO DURANTE O PROJETO DE INTERVENÇÃO “RECUPERAÇÃO PARALELA”, DESENVOLVIDO POR RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ONDE OS ALUNOS QUE APRESENTARAM DIFICULDADES DIANTE DO CONTEÚDO, FORAM DIRECIONADOS PARA AULAS COMPLEMENTARES NO CONTRA TURNO DE SUAS ATIVIDADES. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DE 8°ANO DO TURNO MATUTINO, ONDE ESTES PARTICIPAVAM DE MOMENTOS DE REVISÃO COM JOGOS. A AÇÃO APRESENTADA NESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O JOGO DIDÁTICO COMO UMA POSSÍVEL FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DESTA EXPERIÊNCIA FOI POSSÍVEL PERCEBER O QUÃO EFICAZ É A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DE CONTEÚDO ONDE TAMBÉM FOI OBSERVADA A EFICÁCIA DO PROJETO RECUPERAÇÃO PARALELA, O MESMO EM SUA ESTRUTURA VOLTADA PARA O LÚDICO, A FIM DE ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS DIANTE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, PROMOVENDO ALÉM DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A VIDA ESCOLAR, O ENTENDIMENTO NECESSÁRIO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ATRAVÉS DO SABER ADQUIRIDO