ESTE ARTIGO SE PROPÕE A DESCREVER O ESTUDO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES E AMBIENTES POPULARES, QUE COMPÕE O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO COMPREENDEU A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, CONCERNENTES AO TEMA, DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS INSTITUCIONAIS E POR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA JUNTO A UM GRUPO DE MULHERES PROSTITUTAS. O ESTUDO ENVOLVEU 11 ESTAGIÁRIAS DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ E 12 PROSTITUTAS QUE TRABALHAVAM OU TRABALHAM NA ÁREA CENTRAL DA CAPITAL PARAENSE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE 97% DAS MULHERES PARTICIPARAM EFETIVAMENTE DE TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELAS DISCENTES-ESTAGIARIAS, DEMONSTRANDO INTERESSE E MOTIVAÇÃO PELO QUE ERA DESENVOLVIDO, DO MESMO MODO, 97% DAS PARTICIPANTES NÃO SÓ ACEITARAM AS ATIVIDADES APRESENTADAS COMO SE ENVOLVERAM NA SUA DIVULGAÇÃO PARA OUTRAS TRABALHADORAS SEXUAIS. O PROJETO INICIOU COM 100% DE MULHERES PROSTITUTAS QUE NÃO MAIS EXERCIAM SUAS FUNÇÕES, PÓREM, AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO, ALCANÇOU MAIS DO QUE O DOBRO DE MULHERES QUE ATUAM ATIVAMENTE COMO PROSTITUTAS NA AREA CENTRAL DE BELÉM, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS FORAM ADQUIRINDO GRADATIVAMENTE PARA AQUELAS MULHERES. POR FIM, COMO CONSIDERAÇÕES, RESSALTA-SE QUE A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E ESPAÇOS NÃO FORMAIS PODE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE SABERES QUE SE TRANSFORMAM EM PRÁTICAS TÃO SIGNIFICATIVAS, APESAR DE NEM SEMPRE SEREM CONSIDERADAS. FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O CURSO DE PEDAGOGIA E A UNIVERSIDADE COMO UM TODO ENFATIZE A NECESSIDADE DE CONCRETAMENTE BUSCAR NOVOS ESPAÇOS DE ESTÁGIO, CRIANDO ALTERNATIVAS PARA QUE SEJAM VISIBILIZADOS SUJEITOS (IM)PROVÁVEIS PARA O ESTUDO CIENTÍFICO.