AO COMPREENDER QUE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO TORNANDO-O UM SER CRÍTICO E PARTICIPATIVO DA SOCIEDADE. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PROBLEMÁTICA DA DISLEXIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TANTO, BUSCAMOS COMPREENDER O CONTEXTO EDUCACIONAL, A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NESTE PROCESSO. LANÇANDO MÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OS RESULTADOS APRESENTADOS NOS SURPREENDE POR CONSTATARMOS QUE A TEORIA DIVERGE, SUBSTANCIALMENTE, DO CONCEITO DADO PELO SENSO COMUM, DESMISTIFICANDO O INDIVÍDUO DISLÉXICO COM UM SER DESPROVIDO DE INTELIGÊNCIA. A DISLEXIA AQUI É COMPREENDIDA COMO UM TRANSTORNO E NÃO COMO UMA ENFERMIDADE, DESTA FORMA A PARTICIPAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO É DE IMENSURÁVEL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DESTA PESQUISA PODEMOS ENTENDER POR QUE DIAGNÓSTICO DESTE TRANSTORNO É COMPROVADO TARDIAMENTE MUITAS VEZES DEPOIS DE PROVAR DANOS QUE PODERIAM SER EVITADOS. A OBSERVAÇÃO DAS AÇÕES E COMPORTAMENTO DA CRIANÇA E O TRABALHO COOPERATIVO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR É PRIMORDIAL NO TRATO COM O INDIVÍDUO DISLÉXICO. A DISLEXIA NÃO INTERFERE APENAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MAS TAMBÉM AFETA O INDIVÍDUOS EM OUTROS ASPECTOS, SEJA EMOCIONAL E/OU SOCIAL, DESTA FORMA CONSIDERAMOS RELEVANTE A NOSSA CONTRIBUIÇÃO COM ESTE ESTUDO, EM QUE BUSCAMOS APONTAR POSSIBILIDADES DE APRIMORAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NÃO SOMENTE A ESTE, MAS TAMBÉM NA FORMAÇÃO HUMANA DO INDIVÍDUOS DISLÉXICO.