O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR COMO A LITERATURA INFANTIL PODE SER USADA PARA APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS. ESTA PESQUISA SE DÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA AUSÊNCIA DE LEITURA DOS ALUNOS, QUE POR NÃO TEREM O HÁBITO DE LER, ACABAM SENDO PREJUDICADOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. DIANTE DISSO, A LITERATURA INFANTIL, POR TER UM CARÁTER LÚDICO, POSSUI UMA FERRAMENTA RELEVANTE PARA A EFETIVIDADE DAS AULAS DE LEITURA. A PARTIR DISSO, COMO ARCABOUÇO TEÓRICO CONTAMOS COM OS AUTORES FRANTZ (2001), KRASHEN (1988), LAJOLO (2008), LOIS (2010), LUCKESI (2000), NOGUEIRA (2003), ORLANDI (1995) E SOSA (1978), PARA MOSTRAR QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER MELHORES HABILIDADES DE LEITURA USANDO A PERSPECTIVA LÚDICA E, TAMBÉM, POR ACREDITAR QUE A LITERATURA INFANTIL NÃO ESTEJA TÃO DISTANTE DA REALIDADE DOS ALUNOS, ESTE PROJETO FOI APLICADO NO 6º E 7º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE GLÓRIA DO GOITÁ – PE.