A CAATINGA É UM BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO QUE OCUPA CERCA DE 11% DO TERRITÓRIO NACIONAL E POSSUI UMA VEGETAÇÃO BASTANTE HETEROGÊNEA POR APRESENTAR DIFERENTES FITOFISIONOMIAS. A TEMÁTICA FREQUENTEMENTE É APRESENTADA NO ENSINO BÁSICO, DE FORMA QUE NÃO ENALTECE SUAS POTENCIALIDADES, RESTRINGINDO A AFETIVIDADE DOS ALUNOS PELO BIOMA NO QUAL ESTÃO INSERIDOS. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ABORDAR A CAATINGA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS INOVADORAS VISANDO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO BIOMA CAATINGA PARA OS ALUNOS DA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL LYSIA PIMENTEL GOMES SAMPAIO SALES NA CIDADE DE SOBRAL- CE. PARA TANTO, NO PERÍODO DE MAIO A JUNHO DE 2019, FOI INICIALMENTE APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA A ANÁLISE DO CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE ESSA TEMÁTICA, SEGUIDO DE UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA, AULA DE CAMPO, DISCUSSÃO E DEBATE ENTRE OS ALUNOS, RECONHECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES DA CAATINGA, DEMOSTRANDO A VALORIZAÇÃO DO BIOMA DA REGIÃO, E POR FIM, UM QUESTIONÁRIO PARA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM APÓS AS ATIVIDADES.
DESSE MODO, FOI CONSTATADO QUE A METODOLOGIA APLICADA PROPORCIONOU REFLEXÃO, APRENDIZAGEM E UM SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DO BIOMA COM O SENTIDO DE CONSERVAÇÃO.