O PRESENTE ESTUDO TRAZ COMO TEMA CENTRAL A AVALIAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM, NUMA ABORDAGEM SOBRE AS PERCEPÇÕES DAS GERAÇÕES COM UM OLHAR DOCENTE. BUSCANDO A RESPOSTA PARA A SEGUINTE QUESTÃO: COMO A PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PODEM SER ENQUADRADAS NAS GERAÇÕES DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL? TEM COMO OBJETIVO MAPEAR AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A METODOLOGIA APOIOU-SE EM UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM PESQUISA DE CAMPO, DE NATUREZA QUALITATIVA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO FECHADO APLICADOS A 9 PROFESSORAS DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, EM FORTALEZA-CEARÁ. O REFERENCIAL TEÓRICO DISCORRE SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ELENCANDO O ATO AVALIATIVO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS MUDANÇAS OCORRIDAS ATÉ OS DIAS ATUAIS. QUANTO AOS RESULTADOS DA PESQUISA AO TRATAMOS DAS GERAÇÕES DA AVALIAÇÃO AS RESPOSTAS TÊM PERCEPÇÕES QUE DIFEREM, PORÉM MUITAS DAS RESPONDENTES SE ENQUADRAM NA SEGUNDA GERAÇÃO, VINCULADA À DESCRIÇÃO, BEM COMO NA TERCEIRA GERAÇÃO, VINCULADA AO JULGAMENTO.