A MONITORIA SERVE DE OPORTUNIDADE PARA O ALUNO DESENVOLVER SUAS HABILIDADES LIGADAS À DOCÊNCIA. UMA MANEIRA DE APROFUNDAR-SE NA ÁREA ESPECÍFICA E CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM DE OUTROS ALUNOS. DIANTE DISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR A OPINIÕES DE ALUNOS QUE EXERCERAM A MONITORIA DURANTE SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA, BUSCANDO COMPREENDER A INFLUÊNCIA NO SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O PRESENTE TRABALHO BASEOU-SE NUMA ABORDAGEM DE ANÁLISE QUALITATIVA-QUANTITATIVA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, LOCALIZADA EM SOBRAL-CE. OS SUJEITOS DESSA PESQUISA, FORAM ALUNOS MONITORES DE DISCIPLINA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. PARA A COLETA DOS DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO NOVE PERGUNTAS, ONDE DEZOITO PESSOAS PARTICIPARAM. CONCLUI-SE QUE OS MESMO MOSTRARAM INTERESSE PELA DOCÊNCIA, VISTA COMO UM GRANDE PASSO PARA ESTUDANTES DA LICENCIATURA. NO QUE SE REFERE ÀS PESQUISAS REALIZADAS COM OS ALUNOS MONITORADOS, PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO QUE ESSES CONCEDEM À MONITORIA, CHEGANDO A AFIRMAR QUE SEM SE DESFRUTAREM DA MESMA, SEU DESEMPENHO NA DISCIPLINA NÃO SERIA O MESMO, E QUE COM ELA SEU RENDIMENTO ACADÊMICO MELHOROU UM POUCO. SENDO ASSIM, VERIFICA-SE QUE A MONITORIA SE TORNA UM AGENTE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM E DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS MONITORADOS.