SOUZA, Maria Débora De Lima. Inclusão escolar: um desafio a ser vencido. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60781>. Acesso em: 22/11/2024 14:43
VÁRIAS SÃO AS DISCUSSÕES E DEBATES POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E ESTUDIOSOS, QUE PROCURAM MANEIRAS DE TORNAR O PROCESSO DE INCLUIR O ALUNO QUE APRESENTE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, MAS QUE NOS DIAS ATUAIS A SUPERAÇÃO DESSA PROBLEMÁTICA AINDA ENCONTRA-SE AQUÉM DO QUE É GARANTIDO POR LEI. NESSE SENTIDO ESTÁ PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO E TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO TIDA PELOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM DIRETAMENTE COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA NESSE ARTIGO, FOI REALIZADA SOBRE O CONCEITO DA ETNOGRAFIA E DA ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA CONCEBER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A ANÁLISE TIVE QUE ADENTRAR AO ESPAÇO EDUCATIVO, PARA OBSERVAR E ENTREVISTAR OS AUTORES QUE DIZEM REALIZAR O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. NESSE ASPECTO, FORAM NECESSÁRIAS DUAS SEMANAS DE OBSERVAÇÕES, TOTALIZANDO 10 DIAS ÚTEIS DE PESQUISA NUM TOTAL DE 40 HORAS, UTILIZEI A ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA COM 4 PROFISSIONAIS DA ESCOLA (3 PROFESSORES QUE POSSUEM ALUNOS ESPECIAIS EM SUAS SALAS , E 1 ESTAGIÁRIA) PARA OBTENÇÃO DE DADOS E CONSEQUENTEMENTE CONFRONTA-LOS COMA REALIDADE APRESENTADA PELO AMBIENTE ESCOLAR. A INSTITUIÇÃO ESCOLAR NÃO POSSUI EM SUAS DEPENDÊNCIAS A SALA DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ATENDER OS ALUNOS QUE NECESSITAM DESSE ESPAÇO.