A PRESENTE ABORDAGEM APRESENTA A VISITA TÉCNICA COMO ALTERNATIVA PARA CORRELACIONAR EDUCAÇÃO E TRABALHO EM CURSOS TÉCNICOS NOS QUAIS HÁ DÉFICIT NA INFRAESTRUTURA DO MEIO PRODUTIVO LOCAL, COM AUSÊNCIA OU INSUFICIÊNCIA DE EMPRESAS OU ORGANIZAÇÕES QUE POSSIBILITE AOS EDUCANDOS REALIZAR ATIVIDADES DE ESTÁGIO, CONSIDERANDO QUE ESTE É ATO EDUCATIVO ESCOLAR SUPERVISIONADO, DESENVOLVIDO NO AMBIENTE LABORAL, QUE VISA À PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO, FAZENDO PARTE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO, VISANDO O APRENDIZADO DE COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL E À CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR, OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO PARA A VIDA CIDADÃ E PARA O TRABALHO. O MÉTODO EMPREGADO PARA DAR CONTA DA DISCUSSÃO CONSISTIU EM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DOCUMENTAL DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE E ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DE PESQUISA EM ANDAMENTO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA, ARTICULADO COM OBSERVAÇÕES DE CAMPO EM VISITA TÉCNICA REALIZADA NO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NOVA MUTUM PARANÁ, DISTRITO DE PORTO VELHO. A PARTIR DE CONCEITOS CHAVE COMO EDUCAÇÃO E TRABALHO, TENDO A CONCEPÇÃO DE TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, O PRINCIPAL RESULTADO QUE A DISCUSSÃO INDICOU RESIDE NA NECESSIDADE DE QUE, NA AUSÊNCIA DE INFRAESTRUTURA LOCAL PARA QUE OS ALUNOS POSSAM ESTAGIAR EM AMBIENTE DE TRABALHO, NAS EMPRESAS OU ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, A INSTITUIÇÃO DE ENSINO DEVE FOMENTAR PRÁTICAS QUE NÃO EXCLUAM OS EDUCANDOS DA CONVIVÊNCIA COM O MUNDO DO TRABALHO E NESSE CONTEXTO A VISITA TÉCNICA CONSTITUI-SE EM IMPORTANTE FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM E CONEXÃO DA EDUCAÇÃO COM O MUNDO DO TRABALHO.