A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS JOVENS E ADULTOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58730 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4461 "inscrito_id" => 12488 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA (PL2) PARA SURDOS SÃO ESCASSOS, AINDA MAIS, AQUELES VOLTADOS PARA JOVENS E ADULTOS. NESSE CONTEXTO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COMO RESULTADO DA EXPERIÊNCIA EM UM MINICURSO DE VERÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS, OFERECIDO PELO IFBA - CAMPUS SEABRA. SABE-SE QUE O ENSINO DE PORTUGUÊS ESCRITO TENDE A SER MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO, ENTÃO PARA ESSE MINICURSO, CUJOS PARTICIPANTES ERAM JOVENS E ADULTOS, FORAM DESENVOLVIDOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS, A FIM DE PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS AUTÊNTICAS E SOCIALMENTE RELEVANTES. LOGO, O ESTUDO TEM POR OBJETIVO REVISITAR AS BASES TEÓRICAS DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, SISTEMATIZAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, ANALISAR AS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E ANALISAR OS MATERIAIS PRODUZIDOS. PARA ESSE FIM, APRESENTAMOS ALGUNS MATERIAIS DIDÁTICOS EXISTENTES VOLTADOS PARA ENSINO DE PL2 PARA SURDOS, PARA, EM SEGUIDA, ANALISARMOS ALGUMAS ATIVIDADES PRODUZIDAS PARA O NOSSO MINICURSO. POR FIM, REFLETIMOS SOBRE OS DESAFIOS E AS POTENCIALIDADES NA ÁREA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PÚBLICO SURDO JOVEM E ADULTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PL2, SURDOS, LIBRAS, MATERIAIS DIDÁTICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID12488_26092019172341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "prof.renatasilva12@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58730 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4461 "inscrito_id" => 12488 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA (PL2) PARA SURDOS SÃO ESCASSOS, AINDA MAIS, AQUELES VOLTADOS PARA JOVENS E ADULTOS. NESSE CONTEXTO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COMO RESULTADO DA EXPERIÊNCIA EM UM MINICURSO DE VERÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS, OFERECIDO PELO IFBA - CAMPUS SEABRA. SABE-SE QUE O ENSINO DE PORTUGUÊS ESCRITO TENDE A SER MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO, ENTÃO PARA ESSE MINICURSO, CUJOS PARTICIPANTES ERAM JOVENS E ADULTOS, FORAM DESENVOLVIDOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS, A FIM DE PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS AUTÊNTICAS E SOCIALMENTE RELEVANTES. LOGO, O ESTUDO TEM POR OBJETIVO REVISITAR AS BASES TEÓRICAS DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, SISTEMATIZAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, ANALISAR AS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E ANALISAR OS MATERIAIS PRODUZIDOS. PARA ESSE FIM, APRESENTAMOS ALGUNS MATERIAIS DIDÁTICOS EXISTENTES VOLTADOS PARA ENSINO DE PL2 PARA SURDOS, PARA, EM SEGUIDA, ANALISARMOS ALGUMAS ATIVIDADES PRODUZIDAS PARA O NOSSO MINICURSO. POR FIM, REFLETIMOS SOBRE OS DESAFIOS E AS POTENCIALIDADES NA ÁREA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PÚBLICO SURDO JOVEM E ADULTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PL2, SURDOS, LIBRAS, MATERIAIS DIDÁTICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID12488_26092019172341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "prof.renatasilva12@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }