MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA (PL2) PARA SURDOS SÃO ESCASSOS, AINDA MAIS, AQUELES VOLTADOS PARA JOVENS E ADULTOS. NESSE CONTEXTO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COMO RESULTADO DA EXPERIÊNCIA EM UM MINICURSO DE VERÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS, OFERECIDO PELO IFBA - CAMPUS SEABRA. SABE-SE QUE O ENSINO DE PORTUGUÊS ESCRITO TENDE A SER MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO, ENTÃO PARA ESSE MINICURSO, CUJOS PARTICIPANTES ERAM JOVENS E ADULTOS, FORAM DESENVOLVIDOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS, A FIM DE PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS AUTÊNTICAS E SOCIALMENTE RELEVANTES. LOGO, O ESTUDO TEM POR OBJETIVO REVISITAR AS BASES TEÓRICAS DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, SISTEMATIZAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, ANALISAR AS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E ANALISAR OS MATERIAIS PRODUZIDOS. PARA ESSE FIM, APRESENTAMOS ALGUNS MATERIAIS DIDÁTICOS EXISTENTES VOLTADOS PARA ENSINO DE PL2 PARA SURDOS, PARA, EM SEGUIDA, ANALISARMOS ALGUMAS ATIVIDADES PRODUZIDAS PARA O NOSSO MINICURSO. POR FIM, REFLETIMOS SOBRE OS DESAFIOS E AS POTENCIALIDADES NA ÁREA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PÚBLICO SURDO JOVEM E ADULTO.