O PRESENTE TRABALHO É PARTE INTEGRANTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TEOLOGIA PRÁTICA, LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE, DA FACULDADES EST. CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL A PARTIR DA SELEÇÃO DE LIVROS E ARTIGOS DE AUTORES E AUTORAS DA ÁREA EDUCACIONAL E DE ENSINO, A EXEMPLO DE MAURICE TARDIF, SELMA GARRIDO PIMENTA, LÉA DAS GRAÇAS CAMARGOS ANASTASIOU, JOSÉ DIAS SOBRINHO E CELSO VASCONCELLOS PARA A SUSTENTAÇÃO TEÓRICA. REALIZOU-SE UMA REFLEXÃO A RESPEITO DOS RESULTADOS APRESENTADOS NO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTADO PELA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ (IFCE), A RESPEITO DA PRÁTICA DOCENTE EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. CONSTATOU-SE A NECESSIDADE DE UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA OS DOCENTES A FIM DE CONTEMPLAR A ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.