A PRESENTE INVESTIGAÇÃO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR, A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TUTORIA E DOCÊNCIA ONLINE, A RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DO EDUCADOR PARA ATUAR NA MODALIDADE EAD, COM O ENTRELAÇAMENTO DOS PAPÉIS DE TUTOR E PROFESSOR A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR, TENDO EM VISTA AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS FRENTE ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS ACADÊMICAS, TECNOLÓGICAS, E DE COMPETÊNCIA DO PERFIL DO PROFESSOR. A PESQUISA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E QUALITATIVA, TEVE COMO METODOLOGIA O ENFOQUE DO TIPO INTERVENÇÃO (DAMIANI ET AL, 2014; FÁVERO, 2011), ATRAVÉS DO RELATO DE EXPERIÊNCIA, POR ENTENDER QUE A PERTINÊNCIA METODOLÓGICA ESTÁ NA ORIGEM DA EXPERIÊNCIA, DOS OBJETIVOS, DOS PROBLEMAS QUE NELE SE EXPÕEM E COLABORAM PARA A PRÁXIS METODOLÓGICA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM PROFESSORES JÁ ATUANTES NA IES INVESTIGADA, SELECIONADOS PARA COLABORAR NO PROJETO DE EAD INSTITUCIONAL. OS PRINCIPAIS RESULTADOS REVELAM É NECESSÁRIO PROMOVER A INTEGRAÇÃO DO HUMANO AO TECNOLÓGICO, PROMOVENDO INOVAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS, DIDÁTICAS E TECNOLÓGICAS NA INTERAÇÃO ONLINE, POSSIBILITANDO A PERCEPÇÃO QUE OS PROFESSORES PARTICIPANTES DE TAL INVESTIGAÇÃO NÃO DOMINAVAM AS TD, PROPORCIONANDO A MAIOR ATUAÇÃO DO TUTOR E, POR CONSEGUINTE, SUA PROMOÇÃO A PROFESSOR EAD.