O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO
EDUCACIONAL ORIENTADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA). O
ESTÁGIO CONSISTIU EM OBSERVAÇÕES FEITAS NA ESCOLA INÁCIA RODRIGUES MOREIRA LOCALIZADA NA COMUNIDADE
DE CACIMBAS, DA CIDADE DE CARIRÉ INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. DISCUTE O MODELO DE EDUCAÇÃO NA
ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, ÀS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E OBSERVADAS E RELATADAS
REAFIRMANDO À DEMOCRACIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO ESSENCIAL. ASSUNTOS IMPORTANTÍSSIMOS PARA À
CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTES ATIVA E PARA À FORMAÇÃO E EXCELÊNCIA DAS ATIVIDADES DOS FUTUROS
PROFESSORES. ENTENDER COMO FUNCIONAM OS PROCESSOS FORMAIS E BUROCRÁTICOS DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO
FORMADORA, É FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/PEDAGOGOS. ESTA ANÁLISE TEM COMO BASE OS
ESTUDOS DE DA SILVA (2009), LUCKESI(2007), LÜCK(1988 E 2009), SILVA(1998) E
(CURY)2002). PRESENCIAR, CO-PARTICIPAR, COMPREENDER OS PROCESSO DE FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÃO
DE ENSINO É IMPRESCINDÍVEL PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO, POIS ESTE SERÁ SEU PRINCIPAL
CAMPO DE ATUAÇÃO.