SEGUNDO, Raimundo Mélo Neto. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/63027>. Acesso em: 23/12/2024 04:33
A LITERATURA É PAUTADA NOS GRANDES DILEMAS HUMANOS E POR ESSA RAZÃO ABORDA UMA INFINIDADE DE TEMAS, DENTRE ELES A DIVERSIDADE, PRESENTE NOS MAIS VARIADOS CONTEXTOS. ATRAVÉS DOS TEXTOS LITERÁRIOS, PODEMOS TRANSITAR E PROBLEMATIZAR OS PAPÉIS DEFINIDOS SOCIALMENTE PARA HOMENS E MULHERES BEM COMO AS DIVERSAS FORMAS DE AMAR E SER AMADO QUE NÃO NECESSARIAMENTE PRECISAM CORRESPONDER AO MODELO HEGEMÔNICO DE AFETIVIDADE. ASSIM, NOSSA PROPOSTA É APRESENTAR UMA METODOLOGIA DE LEITURA PARA OS CONTOS “O PRIMEIRO BEIJO”, DE CLARICE LISPECTOR, E “PRIMEIRAS VEZES”, DE NATÁLIA POLESSO, PERMITINDO A DISCUSSÃO, ACERCA DAS RELAÇÕES AMOROSAS, COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, A FIM DE AMPLIAR OS HORIZONTES DE LEITURA DESSES ALUNOS E PROMOVER AÇÕES DE LETRAMENTO LITERÁRIO E DE RESPEITO À DIVERSIDADE AMOROSA. OS PROCEDIMENTOS DE LEITURA AQUI APRESENTADOS EMBASAM-SE NÃO SÓ EM NOSSA EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA, MAS, SOBRETUDO, NAS ORIENTAÇÕES DE CÂNDIDO (2004), COSSON (2014), LOURO (1997) E NOS DOCUMENTOS PARAMETRIZADOS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997), AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (2018) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018). ESPERAMOS QUE TAIS PROCEDIMENTOS POSSAM SUBSIDIAR OUTROS DOCENTES QUE DESEJEM ABORDAR EM SALA DE AULA A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE AMOROSA.