O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. NESTE TRABALHO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, ANALISAMOS O POSSÍVEL NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA ESSA ABORDAGEM, O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL E UM PERIFÉRICO. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 100 LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E 100 LICENCIANDOS/AS EM MATEMÁTICA, ISTO É, UM TOTAL DE 200 LICENCIANDOS/AS. UTILIZAMOS, COMO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP). PARA ANÁLISE ESTRUTURAL, TIVEMOS O APOIO DO PROGRAMA ONLINE CHAMADO OPENEVOC, QUE POSSIBILITOU A CONSTRUÇÃO DO QUADRO DE QUATRO CASAS. OS RESULTADOS APONTARAM COMO POSSÍVEIS ELEMENTOS DO SISTEMA CENTRAL “APRENDIZAGEM”, “EDUCAÇÃO”, “PROFESSOR”, “FORMAÇÃO” E “FUTURO”. DE MODO GERAL, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ESTÃO VOLTADAS PARA A IDEIA DE CONSTRUÇÃO DE FUTURO. OS RESULTADOS DA PESQUISA PERMITEM REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POIS AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES PERMITEM PROBLEMATIZAR A ORIENTAÇÃO QUE O LICENCIANDO DÁ AO SEU FUTURO TRABALHO E QUE PODE MODULAR A SUA PRÁTICA DOCENTE.