PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS:
POSSIBILIDADES E DESAFIOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61934 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1581 "inscrito_id" => 11009 "titulo" => """ PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: \r\n POSSIBILIDADES E DESAFIOS """ "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR PARTE DO TRABALHO MONOGRÁFICO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UERJ, INTITULADO: “A TEORIA NA PRÁTICA: PAULO FREIRE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”. VISANDO REFLETIR QUESTÕES SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA QUE CERCA PERMANENTEMENTE O CAMPO DA EDUCAÇÃO, A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO CENTRAL COMPREENDER COMO AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE ALFABETIZAÇÃO DE PAULO FREIRE VÊM SENDO ENTENDIDAS POR EDUCADORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF), E DE QUE MODO ESTAS CONCEPÇÕES SE CORRELACIONAM COM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR. ASSIM, BUSCAMOS COMPREENDER COMO É POSSÍVEL EXERCER UMA PRÁTICA EDUCATIVA CRÍTICA, E NÃO BANCÁRIA, COM CRIANÇAS QUE VIVENCIAM PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA. PARA TANTO, PROPUSEMOS AS SEGUINTES QUESTÕES: 1) DE ACORDO COM O DISCURSO DOCENTE, QUAL É A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO QUE OS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO EF ADOTAM?; 2) ESSA CONCEPÇÃO ESTÁ VINCULADA A UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, TENDO COMO BASE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO FREIREANO?; 3) COMO DESENVOLVER O PENSAMENTO PEDAGÓGICO/MÉTODO FREIREANO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS? A FIM DE COMPREENDERMOS COMO É POSSÍVEL EXERCER UMA RELAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM SOCIALMENTE REFERENCIADA E CRÍTICA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO EF, OPTAMOS PELA ENTREVISTA REFLEXIVA COM PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS DA BAIXADA FLUMINENSE/RJ. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ADOTADO RECEBEU O COMPLEMENTO DE DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PAULO FREIRE, MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO EMANCIPADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID11009_14082019165328.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL LIMA" "autor_email" => "alves.raquellima@gmail.co" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61934 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1581 "inscrito_id" => 11009 "titulo" => """ PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: \r\n POSSIBILIDADES E DESAFIOS """ "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR PARTE DO TRABALHO MONOGRÁFICO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UERJ, INTITULADO: “A TEORIA NA PRÁTICA: PAULO FREIRE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”. VISANDO REFLETIR QUESTÕES SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA QUE CERCA PERMANENTEMENTE O CAMPO DA EDUCAÇÃO, A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO CENTRAL COMPREENDER COMO AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE ALFABETIZAÇÃO DE PAULO FREIRE VÊM SENDO ENTENDIDAS POR EDUCADORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF), E DE QUE MODO ESTAS CONCEPÇÕES SE CORRELACIONAM COM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR. ASSIM, BUSCAMOS COMPREENDER COMO É POSSÍVEL EXERCER UMA PRÁTICA EDUCATIVA CRÍTICA, E NÃO BANCÁRIA, COM CRIANÇAS QUE VIVENCIAM PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA. PARA TANTO, PROPUSEMOS AS SEGUINTES QUESTÕES: 1) DE ACORDO COM O DISCURSO DOCENTE, QUAL É A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO QUE OS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO EF ADOTAM?; 2) ESSA CONCEPÇÃO ESTÁ VINCULADA A UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, TENDO COMO BASE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO FREIREANO?; 3) COMO DESENVOLVER O PENSAMENTO PEDAGÓGICO/MÉTODO FREIREANO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS? A FIM DE COMPREENDERMOS COMO É POSSÍVEL EXERCER UMA RELAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM SOCIALMENTE REFERENCIADA E CRÍTICA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO EF, OPTAMOS PELA ENTREVISTA REFLEXIVA COM PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS DA BAIXADA FLUMINENSE/RJ. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ADOTADO RECEBEU O COMPLEMENTO DE DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PAULO FREIRE, MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO EMANCIPADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID11009_14082019165328.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL LIMA" "autor_email" => "alves.raquellima@gmail.co" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }