RESUMO
O PRESENTE PROJETO BUSCA REFLETIR SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES, TENDO COMO
PONTO DE OBSERVAÇÃO A FORMAÇÃO DO CIDADÃO NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ATRAVÉS DA
MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL AFRO-BRASILEIRA, ANALISANDO A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 E SUA
LIGAÇÃO COM UMA POSSÍVEL FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA IDENTITÁRIA ENTRE OS ESTUDANTES QUE POSSUEM
CARACTERÍSTICAS AFRODESCENDENTES, A PARTIR DE PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE TÊM COMO PROPOSTA O ENSINO DE
HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA. PARA ISSO, FAZEMOS UMA ANÁLISE DO PROJETO AFROARTE, DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS
MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL, DESDE O ANO DE 2009, NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CE, QUE TEM O
OBJETIVO DE PROPOR DISCUSSÕES SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO SENTIDO DE AMPLIAR O RECONHECIMENTO DA
MEMÓRIA E DA IDENTIDADE DE AFRICANOS E SEUS DESCENDENTES. NESSE SENTIDO, TEMOS COMO BASE DE ANALISE,
AS TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, CONCEITUANDO AS IDEIAS DE CULTURA, IDENTIDADE E
MEMÓRIA