ENTRE DIVERSOS PROBLEMAS, O MAL PLANEJAMENTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO GERA PATOLOGIAS NOS DESENVOLVEDORES DE DIVERSAS ATIVIDADES, PREJUDICANDO A RELAÇÃO HOMEM-TRABALHO QUANDO IGNORA A IMPORTÂNCIA INTERAÇÃO ENTRE ERGONOMIA E A ARQUITETURA DOS ESPAÇOS EDIFICADOS. NO AMBIENTE ACADÊMICO, O MOBILIÁRIO E A DISPOSIÇÃO DOS MESMOS INFLUENCIA NO COMPORTAMENTO, CONFORTO, DESEMPENHO E SEGURANÇA DOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA APRESENTA O NÍVEL DE CONFORTO AVALIADO PELOS ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO DE UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR LOCALIZADA EM ARAGUAÍNA-TO, SENDO DELIMITADA À AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE UM ATELIER DE PROJETOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A ANTROPOMETRIA DOS ACADÊMICOS. COM OS RESULTADOS, FOI PERCEBIDO QUE A ADEQUAÇÃO DO MOBILIÁRIO EVITA POSTURAS INADEQUADAS E QUE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM É INTRÍNSECO À AMPLIFICAÇÃO DOS RECURSOS ERGONÔMICOS E A MANEIRA COMO OS ALUNOS EXECUTAM AS ATIVIDADES, OU SEJA, QUÃO MELHOR FOR O MEIO, MELHOR A PRODUTIVIDADE.