O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR AS SITUAÇÕES DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM ÊNFASE ÀS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA CIDADE DE GROSSOS – RN, NO PROJETO REALIZANDO SONHOS, ASSOCIAÇÃO MARIA FERREIRA DO VALE, E SUAS RESPECTIVAS ANÁLISES SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFISSIONAIS E PROFESSORES DE ESTAREM ATUANDO COM ESSAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA REGULAR. NESSE FOCO, CONSIDERAMOS AS PECULIARIDADES DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, MOTOR E SENSORIAL DA CRIANÇA PORTADORA DA SÍNDROME DO CROMOSSOMO RECESSIVO 21, DOWN, UMA ANOMALIA CONGÊNITA DA MÁ FORMAÇÃO CROMOSSÔMICA. O PRESENTE TRABALHO DESTACA TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ESTAREM SE QUALIFICANDO PARA ATUAÇÃO NAS SALAS REGULARES E ATENDIMENTOS ESPECÍFICOS, CLÍNICOS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS, POIS COM O DEVIDO ESTUDO PODEMOS PERCEBER QUE MUITOS SE ENCONTRAM DESPREPARADOS, SE SENTINDO INCAPACITADOS DE ATUAR COMO EDUCADOR DAS CRIANÇAS QUE NECESSITAM DO ATENDIMENTO INCLUSIVO E ESPECIAL. MANTOAN (1996) RESSALTA QUE PARA QUE HAJA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA FAZ – SE NECESSÁRIO QUE TODOS OS ENVOLVIDOS POSSAM ESTAR PREPARADOS PARA ATUAREM NO CENÁRIO EDUCACIONAL / INSTITUCIONAL E QUE OS EQUIPAMENTOS MOBILIÁRIOS, ARQUITETÔNICOS, CURRÍCULOS MATERIAIS DIDÁTICOS POSSAM ATENDER AO PÚBLICO ALVO. O PRESENTE TRABALHO É DE CUNHO REFERENCIATIVO E DE CASOS ABORDANDO O MÉTODO QUALITATIVO. ENTENDEMOS DURANTE A PESQUISA OS ANSEIOS DAS DIFICULDADES DO TRABALHO NA ATUAÇÃO DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E NECESSITAM DE PREPARO PARA O EXERCÍCIO PARA QUE FATO HAJA A INCLUSÃO.