O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVE UM OLHAR PARA EDUCAÇÃO SOCIAL E VULNERABILIDADE PARA OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE SEGURANÇA DO TRABALHO E TÉCNICO EM ENFERMAGEM. O OBJETIVO É IDENTIFICAR E ANALISAR OS DADOS OBTIDOS DE EVASÃO NOS CURSOS DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE. OS ESTADOS SOCIAIS INTERFEREM NO ESTADO EDUCACIONAL DE UMA PESSOA, IMPEDINDO QUE ELA VENHA DESENVOLVER HABILIDADES E TÉCNICAS PROFISSIONAIS POR NECESSIDADE DE TRABALHAR, CUIDAR DOS FILHOS, PROBLEMAS FAMILIARES ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DESCRITIVO, EXPLORATÓRIO, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. LOCAL DE ESTUDO FOI NO CAMPUS IFPE DE ABREU E LIMA DE NATUREZA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA QUE É UMA UNIDADE DA TERCEIRA EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL EM PERNAMBUCO. POPULAÇÃO FORAM OS ALUNOS JOVENS E ADULTOS DOS CURSOS TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E TÉCNICO DE ENFERMAGEM QUE COMPREENDE A IDADE DE 17 A 50 ANOS DE IDADE, QUE ESTEJAM ENTRE O PRIMEIRO E QUARTO PERÍODO DO CURSO. TAMANHO DA AMOSTRA FOI TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO 161 E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM 52 OS ALUNOS DOS REFERIDOS PERÍODOS QUE ESTAVAM MATRICULADOS NOS ANOS DE 2017 A 2019. COLETA DE DADOS FOI REALIZADO ATRAVÉS DE DADOS OBTIDOS NA DIVISÃO DE APOIO ENSINO AO ESTUDANTE ( DAEE) E ANÁLISE DE DADOS POR PLANILHA MICROSOFT EXCEL, 2010. A CONCLUSÃO ESTA RELACIONADO AOS DADOS COLHIDOS E ANALISADOS PARA UM PROPOSITO DE QUE O INSTITUTO FEDERAL DE ABREU E LIMA PRECISA ADOTAR MEDIDAS SOCIAIS EDUCATIVAS PARA DAR CONDIÇÕES AOS DISCENTES DE CONCLUIR OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES.