O PRESENTE TRABALHO, VERSA SOBRE O ENSINO DA CARTOGRAFIA E O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO COTIDIANO, ABORDADO COMO UM PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA TURMA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR PARSIFAL BARROSO E MINISTRADO POR ALUNOS GRADUANDOS EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. O PROJETO TEM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO DE CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS E DE FERRAMENTAS GEOTECNOLÓGICAS, ALÉM DE POSSIBILITAR A APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS GRADUANDOS DO CURSO DE GEOGRAFIA ÀS SALAS DE AULA. O PROJETO FOI DIVIDIDO EM QUATRO ETAPAS, A PRIMEIRA CONSISTIU EM UMA AULA EXPOSITIVA BASEADA NA HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA E SUA EVOLUÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS, ALÉM DE INTRODUZIR A UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO COTIDIANO. A SEGUNDA ETAPA, TAMBÉM FOI UMA AULA EXPOSITIVA, DANDO CONTINUIDADE À PRIMEIRA, FORAM DISCORRIDOS CONTEÚDOS FUNDAMENTAIS PARA A CARTOGRAFIA, QUE SÃO AS ESCALAS, COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS. A TERCEIRA ETAPA, FOI COMPOSTA DE ATIVIDADES PRÁTICAS, REALIZADA NO LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO E CARTOGRAFIA SOCIAL (LABOCART) NA UFC, PROPORCIONANDO O PRIMEIRO CONTATO E APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR À TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, FORAM CONFECCIONADOS MAPAS UTILIZANDO A TÉCNICA DE OVERLAY USANDO PAPEL VEGETAL E A TURMA DA ESCOLA PARSIFAL PODE MANUSEAR AS FERRAMENTAS ANTES, INTRODUZIDAS NA PRIMEIRA AULA EXPOSITORA, COMO O GOOGLE EARTH. A QUARTA ETAPA, FOI DIRECIONADA A REALIZAÇÃO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO, QUE SINTETIZOU TODO O CONTEÚDO EXPOSTO NO DECORRER DO PROJETO, DE MANEIRA LÚDICA AOS ALUNOS, PROPORCIONANDO UMA TROCA DE CONHECIMENTOS AOS ENVOLVIDOS DE MANEIRA GERAL.